Pular para o conteúdo

As raízes do ilê Asé ojuinã Sorokê efon

Um pouco sobre as Nossas Raízes 

O Ilê Asé Ojuinã Sorokê Efon é um elo vivo que conecta gerações de fé, tradição e ancestralidade. Nossa casa carrega em suas raízes a força e a sabedoria de uma linhagem que remonta à fundação do Asé Oloroke, o marco inicial da tradição Efon no Brasil.

Nossa genealogia espiritual começa com Iyá Adeboluie, que iniciou Cristóvão de Ogunjá em 1913. Cristóvão, ao lado de seu filho de santo Pai Sergio de Obaluaê, deu continuidade a essa tradição, iniciando Seu João Dofono de Sorokê em 1968. Este, por sua vez, foi responsável por transmitir seus conhecimentos e iniciar a Iyálorisá Neuri de Ogunjá, em 1978, que, em 1994, foi responsável por iniciar o Babalorixá Veber de Sorokê. 

Hoje, o Babalorisá Veber, tataraneto de santo de Iyá Adeboluie, é um dos guardiões dessa herança espiritual e cultural. Ele fundou o Ilê Asé Ojuinã Sorokê Efon, em 2002, onde se dedica a manter viva a tradição Efon, tal como foi transmitida por seus ancestrais.

Para saber mais sobre essa história rica e enraizada, convidamos você a visitar a aba “A Nação Efon” e explorar a jornada da nossa tradição desde seus primórdios até os dias de hoje.

Ilê Asé Ojuinã Sorokê Efon © Todos os direitos reservados

Pular para o conteúdo